Diários de Cuba

Diários de Cuba

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Vamos ao Sistema Nacional de Saúde de Cuba (SNSC) parte 2


Depois das bases legais, é de fundamental importância que você entenda os principais marcadores estruturantes do SNSC. O primeiro que destaco é a formação do recursos humanos. Este, sem dúvida é o principal pilar estruturante do SNC, pois os profissionais, principalmente os de Medicina são formados com caráter generalista e com acesso a recursos de resolutividade clínica e articulados com a comunidade próximos ao seu ambiente de trabalho. Além disso, a boa formação dos seus profissionais (sem os dilemas corporativistas que existem aqui no Brasil e de fato com uma prática colaborativa entre os profissionais no serviço em Cuba) contribui para que Cuba seja o país que mais protagoniza a exportação de médicos no mundo (não sendo cobrado nenhum centavo aos países que não podem pagar por este serviço de intercâmbio profissional, não sendo este o caso do Brasil).

Outro fator é o suporte de medicamentos e de suporte de insumos clínicos e não clínicos. Aqui se localiza uma parte da engenharia mágica de Cuba para comprar em grande escala estes insumos de fornecedores que aceitam furar o bloqueio econômico autoritário dos EUA. De fato, Cuba roda o mundo todo atrás de fornecedores para garantir à sua população este pilar de sustentação do seu SNSC.

Os demais fatores estruturantes e decorrentes do planejamento gigantesco do SNSC, são o apoio logístico, um sistema de informação em saúde (pouquíssimo informatizado, porém muito eficiente no acompanhamento dos indicadores) e claro o suporte financeiro com a garantia de 9% do PIB de Cuba para sustentar o SNSC. É importante deixar claro que a população cubana tem reclamado da falta de transparência do governo sobre o emprego dos recursos não somente no SNSC como também em outras políticas. Embora haja esta queixa, de modo majoritário, os cubanos aprovam a forma como o financiamento do SNSC é feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário