Diários de Cuba

Diários de Cuba

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

O que Você Entende Sobre Atenção Primária em Saúde? Que Tal Rever Alguns Conceitos...


A APS em cuba é uma estratégia organizadora do SNSC. Ou seja, a APS não está localizada em um nível de atenção à saúde, mas sim presente em todos os níveis.

Você pode perguntar: como assim? 

Não importa por onde o usuário acesse os serviços de saúde, ele será acolhido e avaliado, bem como tomadas as devidas providências cabíveis e posteriormente a rede é comunicada sobre onde está aquele paciente.


A APS está presente:

Nos consultórios de família;

Nos policlínicos;

Nos hospitais

Nos centros Comunitários de Saúde Mental

Nos lares maternos

Nos círculos de anciões

Nos lares de anciões

Enfim, em todos os serviços...Enfim, no sistema... 

É importante que você saiba que em Cuba a APS é uma estratégia organizadora do SNSC. No Brasil, a APS (alguns teóricos e sanitaristas preferem chamar atenção básica) é confundida como estratégia e ao mesmo tempo um nível de atenção à saúde. No cotidiano dos serviços de saúde no Brasil (por este e por outros vários motivos), a APS na prática não acaba sendo nem uma coisa e nem outra, pois a APS no Brasil muitas vezes é vista apenas pelo cunho administrativo de ser a "porta de entrada preferencial do SUS"; bem como a APS brasileira não tem poder de articular rede. O principal ensinamento de Cuba sobre a APS ser uma estratégia é que não importa por onde o usuário entre no sistema, o que importa é que o sistema todo está organizado sob uma lógica e haverá comunicação para encaminhamento do paciente e ele não ficará sem assistência.

"Atención Primaria de la Salud es una estrategia de trabajo para un sistema sanitario. Cualquiera sea su categoría (hospital, centro de salud, puesto de salud etc.) constituye la puerta de entrada al sistema de salud. Consiste en llevar acciones de salud a toda la población". (MINSAP, 2013).


A APS em cuba conta com alguns dispositivos importantes para sua resolutividade:

Os mais próximos do território são os seguintes:

O Consultório de Família: composto por médico e enfermeiro de família, responsável por 800 a 1600 pessoas em média. Esta equipe é chamada equipe básica de saúde (EBS).

A equipe básica de saúde compõe o grupo básico de trabalho (GBT), junto com a equipe dos policlínicos de referência do território.


O Policlínico: dispositivo que possui retaguarda especializada para que a ESB tenha acesso fácil a exames, profissionais especializados de medicina e outros profissionais a depender da situação de saúde da área. Além disto, os policlínicos fornecem reabilitação física no território com todos os profissionais e equipamentos necessários.


  
E assim segue Cuba...

Nenhum comentário:

Postar um comentário