Diários de Cuba

Diários de Cuba

Conheça Cuba em Imagens e Cores - Saúde da Pessoa Idosa (Conheça a Experiência de Cuba)

Estas são as imagens de uma Casa de Abuelos (casa de avós-idosos) em Havana. Estes espaços são parte da proposta de saúde de Cuba para cuidar dos seus idosos por meio de círculos de convivência (Círculos de Abuelos) que podem ocorrer em ambientes abertos ou fechados. Esta casa específica se chama Corazones Alegres e fica próxima ao prédio da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSAP) e possui a estrutura física de uma casa comum, bem simples e com espaços verdes como se pode ver em algumas fotos. Nesta casa pudemos ver as atividades de convivência dos idosos e certamente o dominó é campeão de preferência (nacional, diga-se de passagem). Além do dominó, há rodas de conversa (e como muitos deles participaram da revolução cubana de 1959 ou foram artistas famosos da noite de Havana, há muita História para contar e compartilhar), produção de bonecas, horta comunitária, rodas de cantoria e muuuita dança (salsa é a preferência nacional). Foi uma experiência fantástica e recomendo a visita desta proposta e de outras que apresentaremos aqui no blog. Em Construção...

Horta Comunitária

Dominó (paixão nacional)

Dominó (paixão nacional)

Esta é minha colega psicóloga (Luana Rotolo) em conversas com as idosas da casa

Aqui, a colega Evelyn (fisioterapeuta) se arriscando no dominó

Aqui, minhas colegas Camila Brasil (assistente social) e Ylana Castro (fisioterapeuta) em altas conversas com uma das idosas da casa.

Este senhor estava cantado diversas músicas clássicas  neste dia.Uma apresentação emocionante neste dia.

Este sou eu (Diego-psicólogo) de passagem no meio da foto.

Esta é Janaína (Terapeuta Ocupacional) em um dos vários momentos de dança junto com os idosos. Eles dançam bastante e nós (do grupos de brasileiros) nos esforçamos bastante para acompanhar o ritmo.

Este senhor que tive a honra de conhecer é responsável pelas oficinas de confecção de bonecas que acontecem na casa de abuelos. Ele lutou na revolução de 1959 e trabalhou junto com Che nas Indústrias de confecção de brinquedos de Cuba.

Aqui, eu e Mara (enfermeira) junto com uma das idosas mais falantes da casa e que nos brindou com diversas histórias sobre Cuba e sobre a rotina da casa (inclusive os namoros entre os idosos que ocorrem sempre)

 Aqui Mara se arriscando em uma partida de dominó, junto com Luana (terapeuta ocupacional) e os idosos da casa.



Um comentário:

  1. Como pode haver, aparentemente, duas Cubas para os idosos? Uma, a sugerida aqui, outra bem menos motivante, descrita em:
    http://www.midiasemmascara.org/arquivos/3144-a-verdade-proibida-sobre-cuba.html

    ResponderExcluir