Diários de Cuba

Diários de Cuba

sábado, 19 de julho de 2014

Conheça Alguns Resultados da Cooperação entre Cuba e Brasil: O Programa Mais Médicos em alguns estados brasileiros

Embora eu tenha algumas severas críticas à estruturação do Programa Mais Médicos (PMM)* do Governo Federal Brasileiro, é importante destacar que o programa também possui avanços para a saúde pública brasileira. No PMM, há cooperação com médicos de diversos países e Cuba é um dos parceiros majoritários no intercâmbio entre profissionais de Medicina que trabalham nas zonas rurais mais distantes e nas periferias mais pobres das grande capitais brasileiras. Abaixo, segue uma matéria do portal de notícias G1 (vinculado à Rede Globo de Televisão, uma rede tipicamente conservadora e de direita brasileira na minha opinião) e esta notícia fala dos avanços do PMM no estado do Pará (região Norte) do Brasil. Leiam, apreciem e tirem suas conclusões.

*Para obter maiores informações sobre o Programa Mais Médicos, você pode acessar o seguinte link do Ministério da Saúde do Brasil: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/acoes-e-programas/mais-medicos


28/06/2014 11h09 - Atualizado em 28/06/2014 11h09

Mais Médicos amplia em 25% as consultas e reduz internações no Pará
Programa 25,6% no número de atendimento a consultas, diz Ministério.
Sespa diz que tal atenção básica fez cair o número de internações.

Do G1 PA

Em menos de um ano, o Programa Mais Médicos aumentou em 25,6% no número de atendimento a consultas por demanda imediata nas unidades básicas de saúde no Pará, segundo levantamento do Ministério da Saúde. Em janeiro de 2014, foram contabilizadas 30.825 consultas no estado contra 24.550 no mesmo período do ano anterior, quando a população ainda não contava com o reforço dos profissionais do Mais Médicos.    

Os impactos do Programa no estado foram apresentados pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (27), em Belém, durante o Seminário Mais Médicos para o Brasil, Mais Saúde para os Brasileiros. “Além dos números que nos transmitem resultados significativos, a população tem dito que está sendo bem cuidada, que agora consegue ir ao posto de saúde e encontrar uma equipe completa com a presença do médico. Esse o objetivo do Mais Médicos”, ressaltou Arthur Chioro.

Por meio do Programa, o estado do Pará ampliou em 586 o número de médicos atuando na atenção básica de 129 municípios e quatro distritos indígenas. O Ministério da Saúde atendeu 89,6% da demanda por médicos apontada pelos municípios e superou a meta inicialmente estabelecida. "Os gestores paraenses estão satisfeitos com o Programa Mais Médicos no Pará, porque já está havendo redução de internações", destacou o secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco.

Esse é um dos vários seminários que estão sendo realizados pelo governo federal em todo país para debater com gestores públicos os primeiros impactos do Mais Médicos na assistência da população que vive nas cidades beneficiadas pela iniciativa.

Investimentos 

Durante o evento, o ministro da Saúde também anunciou aumento de R$ 19,8 milhões no valor anual do Teto de Média e Alta Complexidade para o estado. Ele explicou que os novos recursos serão disponibilizados a partir do mês de julho e deverão ser utilizados nos serviços de cirurgias eletivas, na Rede de Urgência, em laboratórios de próteses dentárias e em unidades de acolhimento infanto-juvenil.
No estado do Pará, além do crescimento de 25,6% no número de consultas por demanda imediata, observou-se aumento de 7,7% no número de consultas por demanda agendada (61.487 para 66.208). A quantidade de atendimentos a gestantes também aumentou 2,5%, passando de 24.578, em janeiro de 2013 para 25.197 em janeiro de 2014, indicando maior resolutividade na atenção básica.

Em todo o país, o número geral de consultas realizadas na Atenção Básica cresceu quase 35% no mesmo período – foram 5.972.908 em janeiro de 2014 contra 4.428.112 em janeiro de 2013. Entre esses atendimentos, teve destaque o de pessoas com DIABETESDescrição: http://isavingsapp-a.akamaihd.net/items/it/img/arrow-10x10.png, que aumentou cerca de 45% - passou de 587.535, em janeiro de 2013, para 849.751 em janeiro de 2014. Os atendimentos de pacientes com hipertensão arterial aumentaram em 5% no mesmo período, e as consultas de pré-natal, em 11%. O encaminhamento a hospitais diminuiu em 20%, passando de 20.170 para 15.969.

Atualmente mais de 14 mil profissionais do programa atuam em cerca de 4 mil cidades. A maioria (75%) dos médicos está em regiões de grande vulnerabilidade social, como o semiárido nordestino, periferia de grandes centros, municípios com IDHM baixo ou muito baixo e regiões com população quilombola, entre outros critérios de vulnerabilidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário