Diários de Cuba

Diários de Cuba

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Médicos Cubanos São Os Que Menos Abandonam o Programas Mais Médicos no Brasil

Segundo a revista brasileira Carta Capital, os médicos cubanos são os que menos abandonam o Programa Mais Médicos no Brasil. De todas as nacionalidades participantes do programa do Governo Federal brasileiro para levar assistência médicas a lugares distantes e periferias dos grandes centros urbanos, os cubanos detém o maior índice de fixação nos postos de trabalho, ao contrário das especulações pessimistas que afirmavam que haveria abandono em massa por parte dos cubanos e pedidos de asilo político no Brasil. Este não é o primeiro mito que os médicos cubanos ajudaram a quebrar sobre a Medicina de Cuba e suas posturas. O blog Diários de Cuba espera que os médicos cubanos continuem a quebrar mitos negativos a seu respeito e a respeito do seu país, continuando com o trabalho sério que vem desenvolvendo e melhorando a atenção primária no Brasil.  Segue abaixo a matéria, na íntegra, da revista Carta Capital. Leiam e tirem suas conclusões:

Saúde

Cuba

Mais Médicos: menor índice de abandono é cubano

8,4% dos brasileiros que entraram no programa federal abandonaram seus postos, recorde entre todas as nacionalidades
por AFP — publicado 24/08/2014 13:58

Imagem de março mostra a chegada a Salvador de médicos cubanos, recrutados pelo Mais Médicos, que foram enviados para 112 municípios baianos

Dos médicos estrangeiros e brasileiros que trabalham no programa federal Mais Médicos, os cubanos foram os que menos abandonaram a missão até agora, com 0,2% de desistências - informou a chefe da Brigada Médica Cubana no Brasil, Cristina Luna, em entrevista à televisão cubana, no sábado 23.
O número de médicos cubanos que abandonaram o programa um ano depois de sua implantação "não é significativo, é de 0,2%", disse Cristina Luna. Segundo ela, o índice de abandono de médicos de outras nacionalidades é de 0,8%. Em relação aos médicos brasileiros que participam do programa, "o número é significativo", completou, acrescentando que chega a 8,4%. "Hoje, a composição principal do Mais Médicos é de médicos cubanos", afirmou.
Os primeiros médicos cubanos chegaram ao Brasil em 24 de agosto de 2013, cumprindo um contrato entre os governos brasileiro e cubano, por intermédio da Organização Mundial de Saúde.
Atualmente, 11.456 médicos cubanos trabalham nos 26 estados do país, mais o Distrito Federal, disse Cristina.
Ela informou ainda que os profissionais cubanos têm tratado, basicamente, casos de hipertensão, diabetes, cardiopatias isquêmicas, dengue e lepra.
O Brasil é o segundo país com a maior quantidade de médicos cubanos atuando, depois da Venezuela.
Fonte: http://www.cartacapital.com.br/saude/mais-medicos-menor-indice-de-abandono-e-cubano-5227.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário