Diários de Cuba

Diários de Cuba

terça-feira, 6 de maio de 2014

Conheça Cuba e Viva Momentos Históricos: conversa com estudantes de medicina brasileiros em Cuba.




Talvez você, caro leitor do blog, não saiba, mas estas raras fotos são o registro mais lindo e importante de uma reunião que tivemos (o grupo de profissionais que foi a Cuba em 2013) com os estudantes do Brasil que cursam Medicina em Cuba. Esta reunião aconteceu de noite, depois de um dia intenso de visitas e trabalhos, na Escola Nacional de Saúde Pública de Cuba (ENSAP). Neste dia, trocamos muitas experiências e pudemos ter uma dimensão de viver em Cuba, de estudar em Cuba, de trabalhar em Cuba e de se afetar com Cuba por nossos compatriotas. Tivemos uma conversa muito honesta sobre os êxitos e as dificuldades do sistema de saúde de cuba e de seu projeto socialista. Neste dia, aprendi uma lição importantíssima de meus colegas brasileiros: conhecer Cuba e entender Cuba a partir de Cuba e do povo cubano. Nós e o mundo temos o hábito de ser árbitro de Cuba, de seu regime político, de seus valores, de seu projeto de sociedade e de tudo mais, porém esquecemos do básico: perguntar ao povo cubano se eles concordam com nossos julgamentos. 

Neste dia sai fortalecido, encantado (criticamente encantado) e certamento mais revolucionário. Sim, revolucionário, esta palavra que no Brasil parece boba e sem valor. Assim o parece em nosso país porque somos domesticados e ensinados a acreditar que não adianta questionar nada porque nada vai mudar. Assim disseram a todos os povos que vieram ao Brasil e nos fazem acreditar nisso até os dias de hoje. Cuba e meus colegas brasileiros que lá estudam, fizeram-me lembrar que nao precisamos e não podemos nos conformar. Precisamos estudar muito, pois a ignorância é arma e artifício dos dominadores e colonizadores. 

Neste sentido agradeço a todos os estudantes brasileiros em Cuba, agradeço aos meus colegas de turma que foram juntos comigo a este momento e principalmente agradeço por nos darem uma visão brasileira de como é viver e sentir Cuba. Vivência esta que recomendo a todos e todas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário